top of page
eu redonda.png

ANA PEDROSA (ÃNANÃ)

artista plástica, poeta e pesquisadora. mineira, nascida no povoado de conceição do formoso, criada entre a zona da mata de minas e a barroca sabará, radicada em salvador da bahia.

no percurso desde suas nascentes, tece sua poética em gestos de retorno às sabedorias da terra e das águas, numa travessia subjetiva, mas também comum às formações culturais dessa quimera chamada brasil. conversa com vozes, costuras e nós de linhas mestras, avós, de sementes plantadas e folhas caídas, juntando pistas e remontando sentidos e formas. sua poética está no lugar do entre, do encontro híbrido entre territórios e pertenças, desde sua criação.

de formação igualmente híbrida, é graduada em artes plásticas pela escola guignard (uemg), mestra em estudo de linguagens (uneb) e doutoranda em literatura e cultura (ufba). tem trajetória multidisciplinar, na qual cria sobretudo nas formas do desenho, pintura, costura, gravura, fotografia e audiovisual, tendo realizado exposições solos e coletivas desde 2008, lançado 6 livros de poesia e sua dissertação em formato ensaio, além de zines e participações em antologias. é idealizadora e co-fundadora do selo candeia ~ objetos de arte e da dissonante - revista de arte antimanicomial e saúde mental.

aqui no site você vai encontrar sua produção mais recente de artes plásticas e visuais, desde 2017, links para sua produção literária e para o que tem criado enquanto pesquisadora no âmbito universitário. 

caso se interesse por adquirir algum trabalho, escreva em com-tato. 

bottom of page